quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Minha Paixão por Crochê

Como o crochê passou a fazer parte da minha vida

Olá Querida(o) visitante do meu blog,

Antes de começar a compartilhar com você meus trabalhos de crochê, gostaria de contar um pouco da minha estória e dos fatos que me levaram a me apaixonar por essa arte fascinante.
Isso mesmo! Para mim o crochê é uma arte fascinante que fez parte da minha vida toda me impressionando a distância, até que um belo dia passou a fazer parte de mim e do meu dia-a-dia.
Tudo começou com minha Bisavó Maria dos Anjos. Aposentada, já tinha mais de 100 anos que morava com minha vó paterna, Iracema, e adorava fazer crochê. Sempre que eu ia visita-lá lá estava a Bisa a tecer e eu ficava impressionada com o jeito dela envolver a agulha e a linha formando forros incríveis que ela sempre levava de presente  para alguém quando ia visitar.
Apesar de ter vergonha de pedi-lá para  me ensinar, minha vontade de aprender a cada dia só aumentava  até que um dia, quando minha Bisa já estava com 105 anos e pouco mais fraca do que de costume e ainda assim estava tecendo um forrinho , minha fascinação falou mais auto que minha vergonha  e a pedi que me ensinasse.
Então ela me mostrou com calma os movimentos que fazia co a agulha e no mesmo forro que ela estava tecendo pós a agulha na minha mão, me ajudou a segurar e falou para que eu fizesse os mesmos movimentos . Era delicioso e eu ali com meus 13 anos me senti como uma verdadeira aranha tecendo sua teia. 


Minha Bisavó viu que eu levava jeito para coisa  e na hora de eu ir embora me deu minha 1°agulha de crochê 1,75 cm e o pano que ela estava tecendo para eu continuar praticando.
Quando cheguei em casa continuei praticando, mas depois de um tempo eu queria aprender mais, só que iria demorar para eu visita-lá na sua cidade novamente, então resolvi pegar a linha do pano que ela tinha começado e olhando o começo dela tentar começar um também.
Guardo até hoje meu primeiro forrinho de crochê, ele cabe na palma da minha mão de tão pequeno. Não tenho vergonha de mostrar  meu paninho de pontos apertados e todo cheio de babado, mas tenho orgulho de olhar para ele e ver que hoje em dia eu me superei , que não desistir daquela paixão que tem  me levado a cada dia a descobrir coisas novas  e a perceber um universo que é tecido por mãos hábeis, que encantam e surpreende pessoas com peças únicas, apesar  de as vezes pouco valorizadas. 


Minha Bisavó Maria morreu em 2012, com 108 anos. Para mim ela jamais será esquecida  e sim, sempre lembrada , pois cada vez que aprendo a fazer novas coisa de crochê me lembro que ela me ensinou o começo de tudo: Gostar do que faço.


Ainda não criei minhas próprias receitas, mesmo assim amo soltar minha imaginação misturando gráficos que são maravilhosos  por si só, mas que recebem um pouco de mim. Afinal , arte é isso um pouco da alma de cada artista .

Prazer eu sou Midiã Veríssimo Francisco Lima, autora desse blog e apaixonada por crochê.

Seja Bem-Vindo(a)! Espero te encontrar entre meus seguidores.
Abraços!!!




3 comentários:

  1. Oi querida.
    Linda sua história com o crochê. Também conto um pouquinho da minha no meu blog: entrelinhasearte.blogspot.com. Esta arte é um encanto. Estou seguindo você com carinho. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. SOU DA AGENDA DOS BLOGS E PASSEI PRA FAZER UM A VISITINHA!!!... ADOREI SEU BLOG E ESTOU TE SEGUINDO!!!... VOU ADORAR TE VER NO MEU CANTINHO TAMBÉM!!!...
    http://tocadasarts.blogspot.com
    TE ESPERO LÁ!!!... BEIJOS NO CORAÇÃO!!!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja Bem Vinda!!! Se sina em casa. Acabei de virar sua seguidora, mas não conseguir deixar comentário, depois vc me explica como deixo meu Comentário, pois tem muita coisa linda que quero comentar. Abraços.

      Excluir